Celebração do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas: Homenagem à Língua, Cultura e Tradições
Hoje, 10 de junho, celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Como tal, não poderia deixar de assinalar este dia com uma nova publicação, ou não fosse ela escrita em Língua Portuguesa, a língua de Camões.
Não me querendo alongar muito sobre quem foi Luís Vaz de Camões (pois todos estudamos a sua obra, nas aulas de português, quando frequentamos a escola), é considerado uma das maiores figuras da Literatura Lusófona, foi um poeta português que nos deixou um grande legado literário, principalmente com os seus poemas de ode ao Amor ou com a epopeia d' Os Lusíadas.
Neste sentido, deixo-vos aqui dois exemplos da obra camoniana.
O primeiro, um pequeno excerto da obra Os Lusíadas:
![]() |
| Trabalho efetuado por Leonor Ramos |
As armas e os barões assinalados
Que, da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram.
.....
Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte
in, Os Lusíadas, Canto I
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
— Rimas
Para finalizar esta homenagem à Língua e Cultura Portuguesas e como estamos numa época de festejar os Santos Populares, deixo-vos um poema de minha autoria para assinalar esta quadra festiva.
Vivam os Santos Populares
Vivam os Santos Populares
Santo António, S. Pedro e S. João
De tradições seculares
Todos cabem no meu coração.
Não me esqueço de quem nos é querido
e de quem sinto saudades e carinho
Aqui mando um abraço fofinho
E um beijo divertido!

Comentários
Enviar um comentário