Hoje, 12 de setembro de 2025, inicia um novo ano letivo escolar no concelho de Coruche e um pouco por todo o país.
Enquanto mãe e encarregada de educação, foi com
alguma ansiedade e um misto de nervosismo que levei as minhas filhas às suas
respetivas escolas. Apesar de os amigos e professores (na sua maioria) serem os
mesmos, há sempre um ou outro auxiliar ou docente diferente, ou até mesmo o
próprio espaço escolar se apresentar com novidades. Mas cada regresso às aulas
marca sempre uma nova fase e com ela (re)nascem expectativas e renova-se o
desejo de que tudo corra bem, com serenidade e sem grandes percalços.
Recordo-me de quando era eu a preparar a
mochila e a viver a antecipação do regresso às aulas. Havia uma magia especial
no simples ato de folhear os novos manuais e sentir o cheirinho a livros
acabados de imprimir, assim como de organizar cuidadosamente o material
escolar.
Outro dos momentos mais aguardados era, sem
dúvida, o (re)encontro com os amigos. Depois das férias de verão, em que não
havia telemóveis, nem tantas atividades disponíveis como hoje, esse (re)encontro
era vivido com entusiasmo: “matar” saudades, trocar novidades, partilhar
sorrisos e experiências. Era uma agitação bonita, carregada de afetos e de uma
energia muito saudável.
É precisamente essa energia que devemos valorizar e incentivar nos dias de hoje. A escola não é apenas um espaço de aprendizagem, mas também é de crescimento humano.
Que este novo ano letivo seja vivido com empatia, amizade e respeito, onde
cada criança e jovem se sinta acolhido e protegido. Que haja espaço para a
cooperação em vez da exclusão, para a partilha em vez da indiferença, e para o
apoio em vez de atitudes carregadas de negativismo.
A escola deve ser um lugar de afeto, onde os
valores sociais — como a solidariedade, a tolerância e o respeito pelo próximo
— sejam o verdadeiro alicerce do futuro que desejamos construir.
Desejo a todos, alunos, pais, professores e
auxiliares, um ano letivo pleno de aprendizagens, conquistas e, sobretudo, de
relações humanas saudáveis e felizes.
Desta forma, deixo-vos aqui um poema, cuja letra é uma adaptação da canção “escola”,
do grupo “Os Quatro e Meia”.

Comentários
Enviar um comentário