O mês de Dezembro é um mês mágico, é o mês do Natal!
É um mês que, ainda mais que todos os meses ao longo do ano, promove a celebração da família, o estar presente, o ser solidário, partilhar histórias, acontecimentos, sonhos, magia…
É, por norma, também um mês de saudade. Saudade dos que não podem estar presentes, saudade daqueles que, devido à lei da vida, já partiram para outra dimensão.
Dezembro é também um mês de avivar, lembrar e partilhar memórias, por exemplo, dos tempos de infância.
No meu caso, vem-me sempre à memória e sempre que surje oportunidade partilho com a minha família, principalmente com as minhas filhas, o que fazia com os meus avós, quando se aproximava a época natalícia.
Há uns anos não havia árvores de Natal artificiais, e era hábito, sobretudo nas zonas rurais, ir ao mato escolher o pinheiro mais jeitosinho e não muito grande, que era cortado (tarefa esta que competia, quase sempre, ao meu avô), para depois ser colocado num vaso com areia, vaso este que era forrado com papel de embrulho reutilizado, para embelezar o envase (tarefa que competia à minha avó, sob a minha observação).
Depois desta tarefa feita, era tempo de enfeitar a árvore com tudo o que havia de luzes, fitas, bolas ou sinos de várias cores, junto com alguns chocolates que davam para pendurar na árvore. No topo desta colocava-se a estrela.
A tarefa final requeria ir outra vez ao campo, à busca de musgo para fazer o tradicional presépio, o qual era constituído com figuras de cerâmica, ornamentado com caminhos de areia e um lago.
Chegada a véspera de Natal, era tradição a minha avó fazer as tradicionais filhoses, a quem eu ajudava a estender a massa; assim como os tradicionais “burranhóis” ou “belhoses” de abóbora, noutras zonas conhecidos como sonhos, que ficavam sempre tão saborosos!
Ao final da tarde, início da noite, ia colocar o “sapatinho” na chaminé da casa dos meus avós (geralmente uma pantufa), para no dia 25 de manhã, ir ver o que o menino Jesus tinha deixado de presente.
Na altura, o pouco que tínhamos, era mágico e éramos tão felizes!
Estas memórias são mágicas!!!
Partilhem também vós as vossas memórias de infância ligadas ao Natal, através do email osonhocomandaavidaalways@gmail.com e no Dia de Reis as vossas memórias serão publicadas neste blog👉

Comentários
Enviar um comentário