Quarenta dias após a Páscoa celebra-se a Quinta-feira da Ascensão, mais conhecida como o Dia da Espiga.
Segundo a tradição, este era um dia dedicado à celebração das primeiras colheitas, como forma de agradecimento pela quantidade e qualidade das mesmas. Com a expansão do Cristianismo, esta tradição ganhou ainda mais expressão, tornando-se também numa celebração católica — a Festa da Ascensão.
Ainda hoje, em algumas localidades, este dia é feriado municipal e há até serviços públicos que encerram durante a tarde.
No Dia da Espiga é tradição as pessoas irem ao campo apanhar as plantas que compõem o conhecido ramo da espiga, um ramo carregado de simbolismo e significado.
O ramo é tradicionalmente constituído por:
• Espigas – podem ser de trigo, centeio, aveia ou outro cereal. Devem estar sempre em número ímpar e simbolizam o pão, o sustento da família e a fecundidade.
• Papoilas vermelhas – representam o Amor e a Vida.
• Malmequeres – simbolizam a riqueza e os bens terrenos. O branco representa a prata e o amarelo representa o ouro.
• Oliveira – símbolo de Paz e Luz. Antigamente, era o azeite das oliveiras que iluminava as casas através das lamparinas, sendo também associado à sabedoria divina.
• Alecrim – representa a força, a resistência e a saúde, graças ao seu aroma intenso e duradouro.
• Videira – simboliza o vinho, tão presente na nossa cultura e tradição, estando associada à alegria e à celebração.
Diz a tradição que o ramo deve ser pendurado de cabeça para baixo, atrás da porta principal da casa, onde deverá permanecer até ao ano seguinte, para que o lar seja abençoado com todas estas virtudes.
Depois de seco, o ramo é devolvido à terra, onde poderá gerar nova vida. Tendo em si a semente e o alimento, renova-se o ciclo da natureza.
Em tempos antigos, acreditava-se que a melhor hora para apanhar o ramo da espiga seria entre o meio-dia e a uma da tarde, momento em que o sol se encontra no ponto mais alto do céu, no seu máximo esplendor. Dizia-se que, colhido nessa hora “mágica”, o ramo carregaria consigo ainda mais força e significado.
O Dia da Espiga continua a ser uma bela oportunidade para celebrar as nossas tradições, desfrutar da natureza e partilhar momentos simples em família ou entre amigos, seja numa caminhada pelo campo, na apanha das flores e espigas ou num alegre piquenique ao ar livre.

Comentários
Enviar um comentário