Quarenta dias após a Páscoa celebra-se a Quinta-feira da Ascensão , mais conhecida como o Dia da Espiga. Segundo a tradição, este era um dia dedicado à celebração das primeiras colheitas, como forma de agradecimento pela quantidade e qualidade das mesmas. Com a expansão do Cristianismo, esta tradição ganhou ainda mais expressão, tornando-se também numa celebração católica — a Festa da Ascensão. Ainda hoje, em algumas localidades, este dia é feriado municipal e há até serviços públicos que encerram durante a tarde. No Dia da Espiga é tradição as pessoas irem ao campo apanhar as plantas que compõem o conhecido ramo da espiga, um ramo carregado de simbolismo e significado. O ramo é tradicionalmente constituído por: • Espigas – podem ser de trigo, centeio, aveia ou outro cereal. Devem estar sempre em número ímpar e simbolizam o pão, o sustento da família e a fecundidade. • Papoilas vermelhas – representam o Amor e a Vida. • Malmequeres – simbolizam a riqueza e os bens terrenos. O branco...
As palavras podem ser sábias, silenciosas, atentas ao mundo e ao interior, assim como nos podem transportar para além do sonho ou para uma nova dimensão. Este é um blog de viagens, sonhos, contos através das palavras!